Conheça a cultura maringaense através de vídeos dos principais costumes, festividades e pontos turísticos de Maringá.

A cultura está amplamente presente nas atividades maringaenses e merece um destaque a parte nesta página. Confira para saber mais informações!

Manias dos Maringaenses

 Manias dos Maringaenses

• Chamar corretivo de ERROREX. (Kleber)

• Ridículo é falar mal da cidade em que vive, trabalha e se diverte. (Gustavo)

• Maringaense tem mania de falar (Daí)

• Levar fechada dos motoristas da tcc nas rotatorias (Marcelo)

• Os motoboys são totalmente insanos, trafegam em alta velocidades nas ruas e av. de Maringá, mesmo sabendo que na próxima esquina tem um semáfaro e vai ter que parar porque está fechado. (Arthur)

• Famoso pastel da feira dps das baladas.... as 5 da matina. (Tatiana)

• Furar o sinal (João)

• Ter orgulho de morar numa bela cidade como é a nossa e depois contar pra todo mundo que é diferente de alguém que more aqui. 

• Comprar tudo parceladinho. Carro, casa, moto, mobilia, roupa... e tirar uma onda posando de poderoso(a) (Ju)

• É falar "véio" (Jotabe)

• A mania mais típica do maringaense é se sentir superior aos outros, só porque está com uma calça ou tênis que demorou 3 meses (ou mais) pra pagar .....e ainda usa sempre porque só pode comprar aquela... (Heloisa Adorno)

• Mania de maringaense é comprar carro e ter que ser PRATA e PLACA A (Mauricio)

• Ser mal educado e grosseiro no supermercado, no trânsito (motoristas, pedestres, motoqueiros, ciclistas, carroceiros, etc.) na padaria, na fila para pegar o "fio" na escola, enfim... povinho mal educado, como diz um amigo meu, Maringá é uma roça mais desenvolvida. Todos querem levar uma vantagem, furar a fila, passar primeiro, não deixar alguém passar no trânsito só pra encher o saco, não usar o pisca pisca e não saber pra que serve, vendedorazinhas com o primário completo de lojas "chiques" que fazem aquela cara de nojo quando você se espanta com o fato de cobrarem 300 reais numa camiseta (até parece que elas ganham muito para poder comprar aquilo). Alguém aí já viu na "circular" um monte de moleques sentados nos bancos e idosos, gestantes, pessoas com bebês no colo em pé? E se você pedir para um ceder seu lugar para a pobre idosa, a resposta é: peguei o banco primeiro. Bando de capiaus... (Nina)

• Sou curitibana, estou aqui a 6 meses e muitas coisas me chamaram a atenção, entre elas o comércio fechar a 13:00 no sábado, isso é fogo! Mercado não abrir no domigo!! (detesto) Pessoal ruim, ruim, ruuuim no volante..(deve ser mto facil tirar carteira aqui em Mga). Atendimento de PÉSSIMA QUALIDADE Crediário só falta pedir a cor da calcinha da mãe td MUUUITO CARO!! Alugar uma casa IMPOSSÍVEL. mas a pesssoas são mto simpáticas (os vendedores não contam) a cidade é mto bonita, o jeito de falar é o máximo, sem contar os nomes engraçados que alguns lugares tem!! obrigado Maringá!! (Adriele)

• Andar com os cachorrinhos nos gramados da UEM, da Catedral e outros lugares com espaço é uma mania que eu tenho, assim como muita outras pessoas também!! (Hiolanda)

• Ser maringaense e morar na europa mas desejar estam em Maringá todos os dias. (Adriana)

• O sonho de todo adolescente maringaense é passar na UEM pros pais poderem bancá-los e ir morar na zona 7 numa Kit Net pra viver na bagunça das festas dos universitários (Daiana)

• Reparar nas manias dos outros... (Juliana)

• Mania de Maringaense: Moro em São Paulo e já tive o prazer de conhecer Maringá que considero uma bela cidade; apesar dos seus poucos anos de existência. O que li sobre as manias dos maringaenses, não difere em nada de outras cidades do Brasil: somos (infelizmente) um povo ignorante, individualista, sem educação, prepotente e outros adjetivos mais. E,os jovens (nada contra )fazem questão de tornar ainda mais evidente essas nossas deficiências. É uma pena: Pois moramos em um país maravilhoso, com cidades lindas (apesar de em sua maioria; mau administradas). Muito melhor seria se:ao invés de nos criticarmos, cada um fizesse (um pouquinho que fosse) sua parte no sentido de sermos mais solidários uns com os outros com mais educação, amor, boa vontade, respeito, colaboração, união, cuindando (em todos os sentidos) de sua(s) cidade(s), de seus moradores. (Ewarde de Freitas)

• Quando alguem pergunta se alguma coisa,está bem..respondem, "tá no jeito" (Juliana)

• Cortar fila na hora de entrar no ônibus, quando tem fila.... (Miriam)

• Dizer que o Romanu´s é o melhor motel da região sendo que só frequentou o Se Q Sabe. (Erick Silva)

• Ser um homem maringaense é ter o previlégio e o prazer de poder apreciar tanta mulher bonita pela ruas de nossa cidade. Eita lugar de mulher bonita só...rsrsrssrrs... (Winne)

• Ridículo mesmo são os meninos quem andam de ML...Não por causa de ML...Mas porque parece um clube, bermuda larga para entra vento...Camiseta e tênis que parece um tijolo nos pés...são todos iguais... (Luciana)

• Mania dos maringaenses, de nada tem a ver com palavras pronunciadas erradas ou, comportamentos, errados, ou muito menos com os preços altos de vida noturna. Se você acha que Maringá é uma cidadezinha de vida noturna cara, é porque nunca conheceu uma cidade maior que Maringá, com certeza, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, que só se come bem se realmente estiver a fim de gastar muito, mas muito mesmo. Exemplo, o almoço ou jantar em uma churrascaria no Rio de janeiro e Niterói é 70,00 reais em média por pessoa, em Maringá 25,00 em média, isso é um exemplo e a comida é de ótima qualidade, o mesmo é para bares, boates e pizzarias. Maringá recebe muitas pessoas de fora maioria estudantes, alguns vem com a família inteira para acompanhar os estudos dos filhos, muitos vem de grandes centros, para ter uma qualidade de vida melhor, isso mesmo qualidade de vida uma cidade que você do bairro mais distante da cidade leva 15 minutos no máximo para chegar ao centro, ótimos hospitais, ótimas instituições de ensino. Maringá tem um problema sério, que é atender mal, isso realmente me envergonha. Os vendedores das lojas no centro da cidade não querem vender! Simplesmente! Entro em uma loja de camiseta, bermuda e chinelo, sou mal tratado. É um analise de crédito ridículo! Mas isso é culpa dos gerentes, associação comercial que não promovem cursos, seminários para preparar os vendedores, o mesmo acontece com o atendimento em churrascarias, restaurantes, que o garçom não esta ali pra te servi como cliente e sim você está ali pra servi-lo como cliente. Incompreensível! Simplesmente. Gosto muito de Maringá gostaria de vê-a ainda melhor. Acredito ainda que um dia alguém ao algum prefeito irá olhar o parque do ingá com outros olhos, com os olhos de quem está preocupado com o aquecimento global, de realmente que fazer alguma coisa para os futuros maringaenses, de quem quer preservar uma das maiores riquezas da região. Do lado de fora do parque calçadas bonitas para pratica de caminhadas, equip amentos para ginásticas do lado de dentro abandono total, uma total irresponsabilidade com a natureza, O verde das arvores que tanto nos orgulhamos de comentar com nosso amigos, dentro do parque se confunde com a poluição no lago, sujeira, abandono das instalações e equipamentos, é horrível o estado em que se encontra levei o meu filho de quatro anos no parque e ele me pergunto o que are aquilo, porque eu tinha dito a ele que iria leva-lo ao parque. Respondi pra ele. - isso é o retrato de quem não estuda, não vai pra escolinha e não sabe a importância que a natureza tem pra sociedade, e o quanto precisamos preservá-la. Acredito que mania de maringaense seja querer preservar o que temos de bom e conquistar o que de bom não tivermos. 

• Morar 20 anos fora, e matar a sauadade lendo as manias, e vendo que nada mudou nestes 20 anos....(com o povo....a cidade mudou muito). (João kennedy)

• Sempre aos sábado depois da balada comer pastel na feira do Estádio. (JGM)

• Comer o bom e velho cachorrão, ou cachorro-quente prensado aos sábados á noite. (JGM)

• É a mais pura verdade esses boyzinho ficam o dia inteiro andando com o uniforme do colégio e quando eu passo do lado deles todos abaixam a cabeça...morre de medo de apanha na rua !! (Pedro Henrique)

• Nossa o paulista Marcelo tirou as palavras da minha boca !! Sou paulista tambem , e aqui em maringá é riciulo como esses vendedores tratam a gente mal.Se acham no direito de nos olhar de cima em baixo, nos atender de uma forma péssima só pq nao estamos de Nike e bolsinha victor hugo. O pior de tudo é q no final do dia eles pegam a sua sacolinha da loja chikiiiii q trabalham , na qual levam suas marmitas e vao pegar onibus junto com a gente no terminal...hehehehehe Sem contar as aprendizes de patricinhas q sempre desfilam suas roupinhas de marca pelo aspen de final de semana....e por ultimO os toscos dos colégios de nome da cidade q ficam com seus uniformes o dia inteirinhooo soh pra mostar onde estuda....Aiii ai aii Foi um desabafoo (Vanessa)

• Falar MASSAAA...

• Chamar onibus de "circular" eta coisa mais idota e agua sanitaria de Qboa...........o galera, Qboa é marca do produto pra quem não sabe.... (Debora)

• *Nos finais de semana as meninas colocam a melhor roupa que têm e vão "desfilar" no shopping, dando uma de gostosinha, porque não têm nada melhor pra fazer. Depois fingem que não gostam dos garotos que ficam "mechendo" com elas, mas na verdade elas saem se achando. Coisa ridícula! (Giovanna)

• Ir a praça de alimentação do Avenida tomar só um milk shake ou um refri e ficar horas e horas conversando com o s amigos...P.S Eu sempre faço isso!! (PjIm)

• Ser maringaense e falar AFF, fia, carrinho de mao de cariola, pote de plastico de tapower, em vez de fala dobrar a direita, falar dobrar aSs esqerdasss, (no plural), mas msm assim e um povo maravilhoso!! tenho orgulho de morar em maringa!! 

• Ir ao estádio torcer para times paulistas em jogos contra os times paranaenses...isso é ser maringaense 

• Gente a cidade de maringá é burgueza, mas poucos são e muito acham que são... fazer o qué!!! maringaenses rsrsrsrsrss... (Gilberto Francisco)

• Ser maringaense é não tirar o dedo da buzina e criticar o próximo no trânsito mesmo sendo um grande navalha. (Edvaldo)

• Chamar "rotatória" de "balão". 

• Economizar o mes inteiro, pra ir no Nite uma vez e se achar o máximo, depois postar a foto no orkut pra todo mundo ver que foi lá. 

• Os maringaenses são muito cheios de querer e se acham muito.. (Léo)

• Maringaenses Vivem de aparência. Por dentro são ocos e sem graça.. (Andria Larissa)

• Maringaense que se preze, pode morar fora o tempo que for , mas quer sempre voltar como eu que tô na Bahia há 5 anos e fora de Maringá há 11. (Lilian Carvalho)

• Julgar a tudo e a todos e se achar no direito disto. Cada um com sua mania. (Flávio Morce)

• Ir no Parque das Grevilheas para curtir a "brisa" na madruga do sábado, pois não tem nada pra fazer! (Roberta)

• A molecada que estuda nos colegios do centro se acharem, pq ta pegando o busão. Sem contar que coloca, as bolsas pra sentar, enquanto trabalhadores e idosos, que pagam a circular vão de pé e aguentando a bagunça!!! (Gi)

• Morar em outro estado e, por ser paranaense, passar todo final de ano em Maringá, e dar um pulinho na catedral.. (Andréa Cristina)

• Odiar curitiba e londrina , mas quando ir para alguma festa em ambas as cidades se orgulhar. (Aprigio de Oliveira)

• Pagar em 6x no cartão de crédito os R$ 360,00 do boné de sorveteiro "Von Dutch", mesmo que não sobre dinheiro para viajar nas férias, literamente escrevendo na testa "SOU FÚTIL". 

• Só frequentar lugares caros...eita cidadezinha pra ter vida noturna cara. (Luiz Carlos)

• Ir na boate stravaganza e chegar mais cedo ficar na fila pra pagar a entrada mais barato! Detelhe: Só os 50 primeiros pagam mais barato! (Maickon Makenzie)

• Os piás principalmente têm mania de atarvessar em sinal fechado (roleta russa) (Andressa)

• Ir na praça Farroupilha dia d semana a tarde pra ver us tius jogandu truco e dama (Dalton)

• Ir ao cinema de um Shopping assistir aos últimos lançamentos de Hollywood, comer no McDonald's , e achar que faz parte de um povo com cultura regional. (Reinaldo Vieira Ortlieb)

• Achar que catedral foi feita pra servir de motel... além de xamar todo mundo de "fi" independente se tem intimidade pra isso ou naum (Fernanda)

• Ir à praça de alimentação dos shoppings e passar horas e horas com um copo de refrigerante. 

• Ficar olhando as pessoas pularem em cima daquelas máquinas de dança nas casas de diversões eletrônicas. 

• Comer "lanches prensado" nas esquinas da cidade. 

• Torcer pra times paulistas ou cariocas. 

• Falar que gosta de tal música estrangeira por que é bonita, sendo que nem sabe o que o cantor está cantando. (Luiz Henrique)

• Dar umas voltas com a namorada (gatíssima) e depois de levá-la pra casa dos pais dela, voltar pra Tiradentes e ficar curtindo um som com os amigos que fizeram o mesmo... (Sander)

• Comprar o jornal de domingo só por causa dos classificados mesmo não tendo nenhuma intenção de comprar absolutamente nada. 

• Comprar cadeira de praia no BIG, viajar pra matinhos e falar pra parentes mais do interior do PR que naum sai do BIG e que Mgá tem Big, como se isso fosse uma coisa do outro mundo. (Fernanda)

• Maringaense dirige feito louco (principalmente os jovens), não tem paciencia no transito e depois reclama quando acontece um acidente! (Ju)

• Olhar torto pra um bom paulista q sou, quando vou fazer compras no Avenida ou no Aspen, achando q sou mendigo porque estou de havaianas e bermuda!! (Marcelo)

• Maringaense que anda de carrão acha que é o dono da avenida, não da seta, passa da pista direita para esquerda sem avisar, e ainda acha que tem razão, para andar em Maringá tem que andar de jipão, ai o povo respeita. (Isoldir)

• Os evangelicos ir fazer vigilia na mata de madrugada, passar na frente da casa dos outros parecendo que sairam de uma balada, gritando, rindo alto, desrespeitando o sossego alheio (isso ocorre 3 horas da madrugada) eles não tem que trabalhar cedo. (Guedes)

• Comprar roupas caras p dizer quem tem grana , so que no fundo não tem nada... (Adilson Ferdinado)

• Mania de ser mais paulista do que paranaense. Fica aqui meu puxao de orelhas: amemos mais nossa terra, somente assim nosso Estado se fortalecera de verdade perante o cenário nacional. Ou vocês preferem continuar sendo o 5º maior arrecadador e o 20º recebedor de recursos???????? (Nelson Larini)

• Falar mal injustamente das Familias "Barros e Dias" desconsiderando serem elas as verdadeiras familias que trabalham pela nossa Maringá,não é de hoje.Desses injustos, muitos nem nascido eram e outros tantos nem aqui moravam. (Maria das Graças Oliveira)

• Saber o horario que a circular passa,e sempre chegar atrasado no ponto..e sair correndo atras dela (Lilian)

• Ficar o dia todo no orkut e dizer que é importante pois esta na internet (Dalton)

• Sair nas ruas festejando quando o "corintia" ou os "sampaulinos" são campeões. Grande porcaria, eles nem sabem de nossa existência e os Maringaenses ainda puxam o saco. (Junio)

• Maringaense tem mania de colocar fogo em lixo, em mato, em terrenos baldios, principalmente nos finais de semana e feriados. (Sergio)

• Não se cansar de votar na FAMILIA BARROS (Lucimara)

• Ser um paranaense nato e de alma; morar em outro estado, SP especificamente. e sempre visitar (finais de ano ou não), incansavelmente, os pontos chaves da cidade. catedral, shoppings Aspen e Avenida, um passeo na noite da cidade e comer aquele cachorro-quente prensado e suculento na avenida Colombo, em frente de um terreno baldio, próximo nas imediações da UEM (Wash)

• Maringaense tem mania de tirar sarro de londrinense, e de ficar competindo para ver qual a cidade que é maior!! Londrina Ou Maringá. (Carlos Eduardo)

• Pode ser tudo isso mesmo.....mas de uma coisa eu tenho certeza quem ta aqui hoje nao da valor...quem saiu fora sempre fala que morou aqui.....! (PBO)

• Falar "ponhá" ao invés de falar colocar ou por (Alan Mark)

• Querem ir para o estrangeiro e depois ficar sofrendo de saudades... (Érika)

• Sempre fazer churrasco para os pedreiros quando enche a "laje" (Alessandra)

• Comprar cerveja no posto e ir na catedral domingo, mas nao na missa e sim ficar lah fora, longe dela e do sermao. (Rogerio Rodrigues)

• Sou maringaense mas sai da terrinha faz uns 20 anos. Uma mania minha do meu tempo aí era encher o copo de cerveja até a boca, não deixa nem uma espuminha. E o copo sempre é daqueles bem grandões. Aí a cerveja fica lá esquentando... Até hoje não entendo o por que disso!!! (Edson)

• Falar data (terrenos) e sinaleiro (semáforo)....eh soh aki msm!!!!!!! (Kelber)

• Aos domingos passear no Avenida, Americanas e Aspen (Francielli)

• É ter o próprio maringaense que nasceu na cidade mas teve a sua criação em São Paulo,visitar parentes nos finais de ano,ouvir elogios eloquentes da cidade canção, (justo) principalmente dos primos, paquerar as "minas"da cidade e dizer de uma forma que entenda que mora em São Paulo e se sentir mais a vontade de sair à noite em Maringá do que na capital paulista. (Washington)

• As pessoas que vão para a feira nos fins de semana depois da balada, numca reclama do preço do pastel mas se falta a "saladinha" sempre sai discussão. (Marcio)

• Votar no silvio barros, pensando que vai dar empregos e depois sugerir a tccc, que cobradores de onibus é coisa do passado, mandando jogar os coitados na rua. (Bene)

• Achar que só porque estuda no Cesumar é "filhinho de papai" ou "patricinha". Há algumas exceções. (Erick Silva)

• Tocar pagode e sertanejo no último volume nos finais de semana achando que todo mundo curte esse tipo de barulho. (Miriam Saiki)

• Toda vez que vem aqueles parentes de São Paulo, depois do almoço de domingo levar eles para conhecer o Parque do Ingá e depois a catedral!!! (Diego)

• Ir aos domingos a tarde ao antigo aeroporto assistir à corrida de kart e na volta passar no big comer esfiha. (Ricardo)

• Não dar seta para virar no transito, achando que a seta é opcional de fábrica!! 

• Você encontra alguém no Bate-Papo que só freqüenta a OZONE, aí você pergunta onde ela gosta de ir? E esta pessoa logo responde Nigth, Kalarari, Zappy, MPB, Peixinhos... Só porque todos dizem que são os melhores lugares! (Paulo Alexandre Dias da Silva)

• Querer ser moderno e culto, mas se "fantasiar" de cowboy quando tem rodeio na cidade. 

• Começar a falar gíria só porque ouviu o(a) amigo(a) falando. 

• Ir às formaturas que tem nos clubes entrando com a carteirinha (sem convite) e na hora de sair pega convite para os amigos que nao são sócios. (Gustavo Lazilha)

• Falar pros parentes que Maringá é a cidade mais arborizada do país. 

• Ir no shopping só para se refrescar no ar condicionado, ir ao banheiro e tomar água. (Luiz Henrique)

• Vendedor de shopping olha para você e ver como esta vestido para ver como lhe antende (preconceito) (TX)

• Ficar andando com papel na mão só para dizer que é importante... (Alison B. Oliveira)

• Ir ao boliche e levar 10 pessoas, (a pista é para 6 pessoas) e depois dividir o preço pra sair mais barato, e ainda pergunta se não tem desconto. (Rodrigo César)

• Londrinenses que vem estudar aqui e ficam falando que Londrina é melhor. (Cristiano)

• Ir à missa das 19h30 na catedral e depois ir ao Matsuri ou ao McDonald’s 

• Dizer que ganhou convite de balada "di gratis" (de graça). (Ricardo)

• Ir para a catedral aos domingos á tarde ficar vendo uns malucos que ficam tocando violão. (Luiz Henrique)

• Passar no vestibular da UEM e sair dizendo que no CESUMAR é só pagar pra entrar. (Charles)

• Maringá tem mania de ter MULHERES LINDAS e as JAPONESINHAS MIGNON ENTÃO!!!!! e olha que viajo o Brasil todo, Maringá devia se chamar PARAISO DAS BELAS, ganha de Curitiba e de Porto Alegre... (Robert Echert) 

• Bem adoro esta cidade, apesar de ser Curitibano, mas que me deixa mas surpreso é estes ''boys'' que reforman sua ML's com estes escapamentos ''trelele'' (assim que chamamos aqui em Curitiba) e motores modificados quando conto isto aqui em Curitiba ninguem acredita.... (Milton)

• Comer pizza com catchup e estragar todo o sabor da mesma porque nao pede só o massa entao e muiiiiiito catchup e povinho. (Jairo)

• Ir comer cachorrao com tubaina só porque enche bem a barrigae junto come 2 vidros de maionese porque é de graça. (Jairo)

• Compar um carro novo dizer que ele é "ZERA", chamar rotatória de redondo, dar comida as macacos no Bosque 2, dizer "pensa m um.." antes de explicar algo....dentre outras !!!! kkkkkkk (Mi Lepper)

• Doi dizer que um dia morei em Maringa, aqui em São Paulo rimos muito dessas barbaridades maringaenses de ser, como falar errado, ser mal educado no transito, ser metido, ser mais pobre que o paulista e se achar rico, so cuidar da vida alheia, comer arroz e feijao e achar que se alimenta muito bem, comprar uma roupa boa e so usar ela, porque nao tem outra, virar a cara para os vizinhos, pedir dinheiro emprestado para quem nao fala nem bom dia, vou parar por aqui, por que tem coisa pra dizer umas 20 paginas. Vou fazer um elogio, a cidade é realmente linda, arborizada, florida, limpa, mas... mas...as pessoas que moram nela são exageradamente atrasadas em relação a tudo. Me formei na UEM, estudei pra caramba e descobri chegando em São Paulo que perde meu tempo, que so foi um curso pre vestibular, hoje to na USP e integrada em conhecimento real globalizado. Maringa é so pra rir mesmo. (Vanessa Leite)

• Eu moro na europa e sou de maringa e nossa cidade nao pode ser comparada com nenhumka outra do brasil ou daq da europa porque maringa e muito bonita e uma maravilha do brasil eu amo Maringá (Fernando)

• Maringaense tem mania de usar sapato de salto fino e roupas novas para ir ao centro da cidade fazer compras. Gastar todo seu salário em roupas, sapatos para aparentar "chique" e depois reclama que não tem dinheiro para viajar ou fazer um lazer com a família. (Emília)

• Entrar em lojas de R$ 1,99 só para olhar, mexer em tudo, e depois perguntar o preço! (Rodrigo César)

• Ir ao carnaval do Olímpico e ficar só no estacionamento do clube por que não tem grana pra entrar. (Thiago Pereira)

• Parar o carro nos postos de combustível, ligar a "sonzera", e dar uma de gostoso pras menininhas que aparecem. (e como aparecem) (Charles)

• Se maquiar e se perfumar para andar no Parque do Ingá (elas) 

• Suar "um monte" andando no Parque Ingá e depois encher a pança de cerveja (eles) 

• Jogar bola na praça da Catedral e acertar os outros varias vezes falando "foi mau aí véi!" (Luiz Henrique)

• Se encher de comida e cerveja no sábado e no domingo, para na segunda feira ir na academia achando que vai perder tudo o que acumulou na pança no fim de semana. (Luiz Henrique)

• Maringaense não sabe usar a seta do carro/moto/ônibus ... (Lilian)

• Bom eu como um bom maringaense adoro ir nos carrinhos de cachorro quente da colombo e o dogao top e no gloria. (Bruno)

• Zuar todos que nasceram em cidades menores mas, ficar "de cara" quando é zuado por alguém de Curitiba ou (e principalmente) de Londrina. (Zé Júnior)

• Passar as férias de fim-de-ano em Camboriú 

• Reclamar que a cidade não oferece diversão porque não tem grana pra entrar na DOT, VELVET, NIGHT... (Charles)

• Falar no MIRC que vai na DOT, Velvet e Night e se acha o bauzão. (Vinícius Guilherme Barbosa)

• Comprar passe dos cambistas do terminal urbano. (Vinícius Guilherme Barbosa)

• Mania de maringaense é assitir todos os dias Pinga-Fogo, aquele que não assite o Pinga-Fogo não é maringaense. (Vinícius Guilherme Barbosa)

• Tirar "sarro" do pessoal que vem de Astorga por causa do R que é muito forte. (Vinícius Guilherme Barbosa)

• Morador do jardim alvorada se orgulha e sempre diz que lá é o melhor bairro da cidade (o que é verdade). (Vinícius Guilherme Barbosa)

• Pegar circular pra ir no Callil Hadad e parar um ponto antes do horto pra dizer que veio de carro e não tinha vaga ali por perto. (Andreza)

• Comprar bugigangas na "rodoviária velha".

• Pegar ônibus na "rodoviária nova" 

• Ir ao Parque do Ingá +/- 18:00 hs (hora do Point!), tirar a camisa (garotos, é claro!), molhar-se com água mineral e ficar sentado na prancha de abdominais só pra dizer: "E aí, gatinhas, já fiz 1.000" (Nyni)

• Comprar algum produto em uma loja de griffe só para passear com a sacola da loja, para acreditarem que compra lá sempre. (Rodrig)

• Ir ao cinema somenta nas quartas por que se paga meia entrada, e dizer que é o único dia da semana que tem tempo pra ver filme. (José Moreira)

• Ir todos os domingos na (Pedra) ver os carros e motos que tem para vender mais nunca negocia nada. (Sergio)

• Passear com cachorros na Av. Tiradentes, poluindo as calçadas (com cocô) e ainda querendo dar uma de madame. (Ailton Souza dos Santos)

• Tirar o escapamento das motos 125 cilindradas (Titan, ML...) achando que o barulho vai ficar igual das motos 1100 cilindradas e Harley. (Alan)

• Lavar os carros na calçada nos finais de semana por falta do que fazer na cidade. (Ailton Souza dos Santos)

• Entrar num cursinho só pra ouvir as piadas dos professores. (Francieli)

• Erguer o som no máximo (sertanejo antigo) no domingo na catedral para atrapalhar quem tenta descansar ou tocar violão. (Luiz Henrique) 

• Pedir um cachorrão "simples" por um real, por que o "duplo" é muito caro: R$ 1.20. (Luiz Henrique)

• Limpa o nariz com o dedão enquanto espera o semáforo abrir! (Marcos Irã Ribas)

• Acabar de comprar um carro, rebaixa-lo e colocar um adesivo bem grande e ridiculo com frases horriveis tipo: "PULA QUE DA TEMPO". "AQUI SÓ ENTRA MULHER" (detalhe o carro ta cheio de homem). (Alexandre)

• Enfrentar fila de buffet, quando poderia aguardar sentado. (Sir Carvalho)

• Chegar no horário do almoço na casa dos amigos, que estão oferecendo um churrasco, como se estivesse chegando ao restaurante. Terminar rápido e ir embora em seguida. (Sir Carvalho)

• Ir ao "fast food", pedir apenas um refrigerante e ficar um tempão (horas) conversando com os amigos. (Elaine)

• Usar bota, calça apertada e chapéu, e achar que é Vaqueiro, e o pior, a única terra que tem está embaixo das unhas. (Marcelo Pizani)

• Ficar horrorizado com a poluição de São Paulo e mesmo assim, continuar jogando lixo por toda cidade, achando que aquilo nunca vai acontecer aqui! (Angel Fragallo)

• Ir aos domingos ao Estadio Willie Davids e escorregar no gramado inclinado sentado num pedaço de papelão. (Ricardo Zagotto)

• Deixar as namoradas em casa cedo, e sair com as outras para as ruas e postos da cidade. (Bia)

• Comprar um carro, preparar o motor, rebeixá-lo no último, encher de som e sair na madrugada lixando pelas ruas e avenidas "mortas" da cidade. (Charles)

• Levar pra casa os enfeites da mesa quando vai a casamentos, jantares e todo tipo de festa. (Alessandra G Silva)

• Comer dogão por R$1,30...... depois das baladas. (Frank)

• Ficar observando a pessoa enquanto não lhe vê, e depois desviar o olhar (elas) ao perceber que o cara a notou "secando". (Raúl Morientes)

• Se orgulhar do último porre em que tomou "trocentas" e foi levado pelos amigos ao hospital pra tomar soro de glicose. 

• Ir à sessão de filmes de arte, teatro ou galeria de arte só para parecer intelectual 

• Ser maringanse é morar na cidade vizinha (Mandaguaçu) pegar a estrada todo dia para trampar em Maringá e falar para todos que é de Maringá. (Mariah)

• Mania de maringaense é sair da balada chapado e ainda comer aquele cachorrão! (Clóvis)

• O povo tem a mamia de colocar nome em tudo. Ex.:hoje a minha mulher fritou dois zoiao (ovos) para o almoco. (Sergio)

• Falar mal das cidades vizinhas, Marialva, Sarandí, Mandaguarí mas todos sábados à noite vai pra lá (azarar) as menininhas. (Rogério Cardoso)

• Ir somente à praça da catedral no domingo à tarde como se não houvesse outra praça na cidade 

• Ser o primeiro a sugerir o valor do presente do amigo secreto: "só uma lembracinha de R$ 1.99" (Andreza)

• Andar com o celular aparecendo na cintura como se fosse "fashion" (homens) 

• Ter corte de cabelo igualzinho ao galã da novela 

• Rebaixar o carro o máximo possivel, e depois ter que passar no quebra molas de lado.
(Luiz Henrique)

• Ir no Festival Nipo-Brasileiro e ficar olhando as pessoas dançando no bon odori 

• Fumar em restaurante 

• Ficar subindo e descendo o bobódromo (tiradentes) várias vezes sem ter o que fazer, e voltar pra casa na noite de sábado 00:00. (Maísa)

• Chamar as pessoas de "fiii" ou de "véi" 

• Se orgulhar da organização e padrão de vida da cidade mas jogar lixo na rua 

• Ir aos domingos no novo aeroporto prá ver o boeing levantar vôo. (Aguinaldo Pomini)

• Mania de maringaense é ser feliz, cada um do seu jeito, mas ser feliz! (Cristina Freitas)

• Polir o carro antes de viajar para Guaratuba nas férias e colocar a melhor "roupinha" para viajar de avião. (Betini)

• Desfilar com o carro do pai no final de semana dando voltas e voltas pela Avenida Tiradentes com ares de que é o dono do carro.

• Ir ao jogo do Grêmio Maringá só quando o time está bem e falar que sempre torceu pro time.

• Equipar o carro com um som exageradamente potente e sair pelas ruas da cidade feito um trio elétrico.

• Morar em Sarandi, Marialva ou Mandaguari, e quando for passar as ferias na praia, dizer pra todo mundo que eh do centro de Maringá. (Douglas Alexandre)

• Entrar correndo na frente das pessoas para entrar primeiro quando o ônibus pára no terminal.

• Rodar na madrugada com o carro "nervosão" só pra encontrar um otário e tirar um racha. (Charles)

• Ir pra SP, comprar na 25 de Março e dizer que tudo o que troxe é importado e original. (Charles)

• O povo tem a mania de chamar carne de mistura. (Sergio)

• Por som no carro, ir pro centro e voltar pra casa sem carro por que foi apreendido! (Gabriel)

• Lavar freqüentemente a lataria do carro por causa dos "torpedos" enviados pela grande quantidade de pássaros da cidade

• Falar que odeia pagode e sertanejo, mas quando começa a tocar um pagodinho já começa a dançar (elas). (Luiz Henrique)

• Freqüentar a Boca Maldita pra se interar das fofocas políticas da cidade 

• Parar o carro no estacionamento do Mercadorama só pra não pagar no Aspen. (kamicassio)

• Sair da casa de parentes com uma "tapuerzinha" (tupeware) com o resto da "mistura" de domingo. (Thiago Pereira)

• Em vez de marcar "retorno" ao médico marca-se "revisão", até parece que virou carro. (Joana)

• Ir à locadora e locar só filme que chegou no dia 

• Ir na missa da catedral, e ficar do lado de fora paquerando as meninas. (Luiz Henrique)

• Querer reclamar sobre a greve da UEM sendo que nem teve a capacidade de entrar lá para estudar. (Luiz Henrique)

• Ser incapaz de ir ao centro sem dar um passadinha nas Lojas Americanas, mesmo que não tenha a intenção de comprar nada! (elas). (Francieli de Portugal) 

• Achar que todas essas manias são com os outros e nada disso acontece com ele. 

• Colocar o nome São Paulo em tudo. Avenida, danceteria, bar, farmácias, bairro etc... (Pedro)

• Passear com a bolsa da UEM do irmão mais velho so pra acharem que ele é quem estuda lá. (Andreza)

• Chamar pinga misturada com refrigerante de "tormento". (Luiz Henrique)

• Exagerar na "comilança" no final de semana e ir ao vegetariano na segunda-feira.

• Falar que gosta de pop/rock nacional, mas saber cantar todas do Bruno e Marrone. (Luiz Henrique)

• Passar o inverno engordando comendo doces e fazer academia na primavera achando que estará em forma para o verão.

• Todo mundo fala mal de um lugar, só que todo final de semana essas mesmas pessoas estao lá e quando esse lugar fecha sentem falta ex: Kalahari.

• Andar o dia inteiro com o uniforme do colégio só para dizer que estuda em um colégio de nome (Marista, Platao ou Nobel). (Thiago Pereira)

• Toda vez que chega em uma loja e pergunta o preço, após o vendedor responder, pergunta: "E a vista?!" Maressa

• Eu nasci, aqui, morrer aqui eu já não sei. Mas digo nos temos nossas gírias, nossos costumes, e o povo fala mas daqui, mas na hora de escolher vim, estudar, trabalhar, morar, Vem pra cá então para de falar mal, e diz que Ama vaiiii. (D. Lary)

• Ser maringaense é usar o estacionamento do Big para ir a eventos no Pq. de Exposições, comer cachorrão, pastel na feira e ir na feira só pra comer pastel, dirigir mal e ser mto irritado no transito, achar que Maringa ta crescendo mto e reclamar do transito. (Bia)

• Maringaense tem mania de chamar TIJOLO pelo apelido de LAJOTA, rsrsrsrssr. Só aqui em maringá TIJOLO tem este apelido....(Robert Echert)

• Ser Maringaense, é reclamar do som do tio que vende churros, pamonha ou faz propaganda do rua e passa na frente da sua casa por 10 segundos, "ai incomoda", mais fazer festa com a galera e ficar com um som da pesada ligado no maior volume até a madrugada, ai pooodddeee!!! êta maringá, adoro esta cidade. (Silvair)

• É o único lugar do Brasil que inventaram um verbo novo. Nem no "Aurélio" tem. É o verbo "ponhar', coisa de província mesmo. (Maria Helena)

• Quando está no trânsito, acha que so tem ele na via, costura de um lado pra outro, não liga o pisca e se alguem quiser ultrapassar acelera um pouco mais pra não deixar! (Anderson)

• Ir ao cinema na quarta que é mais barato no avenida center e levar pipoca de microondas pronto na bolsa pra economizar!! (Ivan)

• Tem a mania de fazer conversões à esquerda pela contramão, fechando a trajetória e quase esbarrando em outro carro que esteja na via transversal virando à direita. (Genésio)

• sou carioca morei em maringa 8 anos amei a cidade o q mais gostava de fazer aos domingos era levar meus filhos pra passear no parque do inga amo maringa e uma cidade linda tenho muita saudades...bjosss maringa te amo... Denise

• É engraçado, dizem que aqui é a cidade da mulherada. Tem mesmo, nao discordo, porém tudo um bando de mulherada mitida. Parece uma disputa, pra ver quem tem mais dinheiro e quem tem o "timberland" mais caro no pé! Sam

• A mania do Maringaense é dizer que mora em cidade com qualidade de vida e primeiro mundo e jogar o lixo no município vizinho. (Marcos)

• Falar mal de Sarandi, Paiçandu, Iguatemi..., sendo que nos finais de semana sai pra essas "cidades" pra pegar as menininhas. (Charle)

• Mexer com as prostitutas da Joubert de Carvalho, Colombo..., fazer pesquisa de preço e "afinar" na hora H. (Charles)

• Depois de viver um ano fora da cidade, voltar pronunciando "r" como paulistano e dizendo que os maringaense sao caipiras. (experiencia própria) (Paulo Rogério)

• Mesmo nunca tendo nem passado perto de um sítio ou fazenda, faz Agronomia na UEM só porque é curso que mais faz festas na Universidade. (Sheik)

• Usar o termo "data" para designar "terreno" 

• Ir a feira só pra comer pastel na "Barraca do Japonês" 

• Andar em volta do Parque do Ingá. 

• Chegar aos supermercados que fecham as 22:00 hs uns cinco minutos antes do fechamento e fazer uma compra enorme, sendo que ficou o dia todo no clube ou fazendo compras nas lojas de roupas. (Rodrigo)

• Falar para as pessoas de fora que Maringá já foi capa da Veja com o título de "Dallas brasileira" 

• Ser maringaense e achar que sarandi e maringa do oeste. (Luis Claudio Damasceno)

• Se preocupar em ter uma casa muito bonita, e a calçada cheia de buraco, onde nem pedestre consegue anda, ai temos que andar no meio da rua, e como solução decidi cortar as arvores, ficando aquele vazio horrivel... (E.dias)

• ninguém é melhor do que ninguém....mas em Maringá parece que há uma disputa para ser o pior motorista...pessoas lerdas, e que tem mania de ficar a 20KM/h na pista de rolamento da esquerda...O TRÂNSITO DE MARINGÁ ESTÁ SUFOCADO E OS MOTORISTAS AINDAM PIORAM TUDO....  (Rubens “Drack”)

• é não ter gentilezas no trânsito Jotabe • tem os imóveis super inflacionado em relação a qualquer outra cidade brasileira. (Jotabe)

• é pagar a conta de água mais cara do brasil!! (Jotabe)

• Usar aquelas gírias paulistas horríveis e ainda forçar um sotaque pra ficar mais parecido com os personagens da Malhação. (Marcelo Pizani)

• Fazer fila para comer acarajé na barraca da baiana quando tem exposição na cidade 

• Freqüentar somente bares em que possa ver e ser visto por quem passa na rua 

• Sair das boates de madrugada e ir comer pastel na feira 

• Falar que Maringá é mais bonita, mas morrer de inveja de Londrina 

• Atender telefone celular em local público 

• Esperar elevador do lado em que as pessoas saem e nem perceber que tem fila para entrar 

• Dirigir bem devagar na pista da esquerda e achar ruim quando é ultrapassado pela direita. (Hudson Bezerra)

• Encarar filas gigantescas para andar pela 15ª vez no Kamikase da Expoingá! (Francieli)

• Quando tem acidente ir logo perguntando: Será que vai passar no Porta Aberta?? (Francieli)

• Sempre que chega no caixa do banco, pega o celular e discute um tempão com ar de bonzão. (André da Silva)

• Colocar garrafas descartáveis de Coca-Cola (2 litros), cheias de água em cima do medidor de energia para economizar energia. (Marcelo Pizani)

• Dar uma buzinadinha no cruzamento por preguiça de parar. (Pedro)

• Toda vez que pergunta um preço de alguma coisa em alguma loja, pergunta: Não tem um descontinho?! (Maressa)

• Não gostar de nada e ninguém que seja de Londrina, por causa da rivalidade do clássico do café. (Zé Júnio)

Avaliação do Estabelecimento

Estabelecimento: Fechado
SEG

Sem horário

TER

Sem horário

QUAR

Sem horário

QUI

Sem horário

SEX

Sem horário

SAB

Sem horário

DOM

Sem horário

Telefone: (00) 00000-0000